_expressão criativa
CRIATIVDADE
por Alê Santiago
2 min read
O ser humano é simbólico e, por isso, profundamente ligado a signos, significados e expressões. Um povo, uma cultura, um grupo, uma organização ou mesmo territórios agrupam elementos permeados de símbolos que afirmam sua história, seu contexto e o que representa. A interação entre história, contexto e representação pode ser organizada através do que conhecemos como Identidade Visual, porque é nela que expressamos visualmente nossa espiritualidade, isto é, quem somos, em que acreditamos e o que queremos.
A interação humana pode acontecer por meio da criatividade, e isso garante a qualquer experiência um teor inventivo e criativo capaz de impulsionar seu avanço e crescimento. Fato é que ao longo da nossa existência iremos experienciar momentos, coisas e sentimentos, e essa experiência pode ser significativamente criativa.
Um expoente do Design Gráfico é a conceituação e produção de Identidades Visuais, ou seja, a expressão visível sobre o que se é, o que se acredita e como aquilo impacta positivamente o meio onde estamos inseridos, reunindo conjuntos de códigos que narram visualmente a história de alguém, de uma organização ou de um território.
Nós, designers, acreditamos que é através da identidade visual que podemos afirmar uma essência e construir narrativas visuais que chame a atenção e envolva o público. Neste sentido são imprescindíveis que uma identidade deve ser criada ou alimentada por pesquisas aprofundadas, capazes de embasar e contextualizar as caraterísticas do público pretendido, o meio onde essa marca irá existir e métricas para um planejamento estratégico.
Existem grandes pilares que dão forma (visível) a este conjunto identitário, um deles é a tipografia que atribui estilo por meio de suas linguagens e propriedades. É através da tipografia que podemos traduzir a personalidade e história de uma marca, transmitindo emoção, condição e contexto.
Sua identidade é como o mundo vai te enxergar e ter uma linguagem visual consistente é essencial para que sua mensagem se comunique assertivamente. Tal qual a relação humana, uma identidade visual está profundamente associada à maneira como a mensagem será entregue, isto é, queremos que a mensagem seja recebida com emoção, gerando conexões simbólicas, acrescentando dimensão sensorial, além de comunicar conceitos e valores.
Construir marcas e identidades visuais é construir essa forma visível, é investir na tentativa de formatar o olhar do outro e emitir adequadamente as mensagens que intencionamos. Opte por projetos que garantem perenidade e não se baseie unicamente àquilo que aparenta trazer retorno imediato, criar marcas é criar expressões visuais consistentes para o futuro.