Dia da Mulher Negra Caribenha e Latina

linhas criativas especiais

| Comunicação de causas

| highlight do produto final [principais peças em sua versão final]

Conheça a linha criativa desenhada para comunicar a edição de 2024 do Edital de Fortalecimento Institucional Equidade Étnico-racial promovido pela coalizão entre o Instituto Unibanco e a Imagine Futures com a execução técnica da ponteAponte.

Sobre a linha criativa

A linha criativa nasceu como desdobramento da identidade concebida para o Edital, que entre diferentes condicionantes, tinha o eixo central em expressar a cultura visual originária do Brasil e os signos tradicionais de África incorporados na cultura afro diaspórica brasileira. A linha criativa buscou organizar estes elementos visuais alternando-os em conjuntos que combinavam módulos, adinkras, padrão gráfico e ao menos um grafismo dessa identidade. Além disso, em todas as peças foram inseridas as marcas do Edital e das instituições que o promove.

Confira os principais elementos que compreende essa identidade e na sequencia conheça os grafismos criados para serem aplicados às publicações. Abaixo estão listados os principais componentes da identidade.

Por dentro da identidade visual

Logotipo principal da campanha

Versões da logotipo para aplicações monocromáticas

Cores da marca

Cores de apoio

Tonalidades institucionais

Tonalidades da data sazonal

Elementos visuais ilustrativos

Multiplicidade

Subjetivdade

Ancestralidade

Logotipo secundário da campanha

Versões da logotipo para aplicações monocromáticas

O conjunto de layouts compreende cinco soluções diferentes dentro dessa conceituação. As linguagens foram combinadas para integrar as representações visuais com similaridade aos grafismos indígenas e os signos presente na cultura de África. Também foram inseridos padrões gráficos de duas maneiras, a primeira é compondo uma superfície (malha gráfica) e a segunda condecorando a tela nas extremidades da peça gráfica. Todos os cards criativos contém um degradê de pontos misturando as cores da paleta com os tons cinza-gelo e branco, multiplicado por uma textura de papel colado em superfície lisa.

Por dentro da linha criativa

6

layouts
tema
inserções
carrossel

2

20

peças
ao todo

Estrutura visual

Todos os layouts contém em seu plano de fundo compositivo duas camadas, uma com um gradiente de pontos sólido e outra com uma textura similar a de papel sintético colado.

Fundo com gradiente de pontos sólidos

Fundo com gradiente de pontos sólidos

A partir da sobreposição com multiplicação foram produzidos os seguintes fundos:

Estrutura compositiva

O formato da peça gráfica restringe a composição de grids irregulares ou disruptivos, com essa característica e em função da ampla divulgação do conteúdo, foi definida uma grade convencional, modular e construtivista.

Grid estrutural

espaço compositivo neste grid

Elementos figurativos

Já definimos o plano de fundo, a grade estrutural e compositiva, agora é hora de combinar os elementos visuais, figurativos e grafismos da identidade. Abaixo estão elencadas as ilustrações concebidas para caracterizar as peças gráficas dessa linha criativa.

+
=

Unidade

Coletividade

Transformação

Artefato multimídia

Junto dessa linha criativa e em função da memória histórica desta data sazonal, foi escolhida uma canção da música popular brasileira, de Elza Soares, a canção Rainha Africana que possibilitou a concepção de dois letreiramentos (lettering) simples.

1
2

A combinação dos elementos apresentados na seção anterior possibilitou cinco arranjos visuais e resultou num conjunto de peças gráficas, confira a seguir.

Composições propostas

Com base nas validações feitas durante o processo de direção de arte e as devolutivas recebidas das coordenações de projeto e comunicação, as peças gráficas foram reajustadas para serem inseridas nos respectivos canais. As publicações foram organizadas para inserção num período determinado, cada publicação compreendeu ambos os formatos de peças gráficas, story e quadrado.

Composições finais

Peças gráficas para inserção nos canais Instagram, Facebook e LinkedIn (Layouts quadrados para feed)

Peças gráficas para inserção no canal Instagram (Layouts verticais para story)

Peças gráficas para capa na publicação do LinkedIn

voltar para feedfólio