Edital de Equidade Étnico-Racial
marca, identidade e expressão visual
| Comunicação socioambiental
projeto realizado através da consultoria ponteAponte




Conheça a linha criativa desenhada para comunicar a edição de 2024 do Edital de Fortalecimento Institucional Equidade Étnico-racial promovido pela coalizão entre o Instituto Unibanco e a Imagine Futures com a execução técnica da ponteAponte.


A premissa inicial do projeto, dada a urgência do cronograma, foi encontrar raízes através de um mergulho imersivo na pesquisa visual no acervo de fotografias quilombolas do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva. Confira algumas fotografia selecionadas para estabelecer o conceito.
Enraizar | Ideias, Conceitos e Teorias










Imersos nos registros históricos, e com os códigos visuais e matrizes culturais mapeados, o passo subsequente foi fazer o levantamento de projetos referenciais para inferir a configuração do cenário deste projeto.


Referências Visuais
Referências Teóricas e Acadêmicas
Mapeamento de Referências
Pesquisa Visual
Conheça a linha criativa desenhada para comunicar a edição de 2024 do Edital de Fortalecimento Institucional Equidade Étnico-racial promovido pela coalizão entre o Instituto Unibanco e a Imagine Futures com a execução técnica da ponteAponte.
Elaborar | Concepção da marca


A fonte escolhida para a segmentação desta marca foi a Biko que em função de sua legibilidade, propusemos a alteração para a fonte Roboto Light


A fonte escolhida para o naming desta marca foi a Gracie em função de seu aspecto geométrico e retrofuturista que remete escritas ornamentadas e faz refência aos aspectos visuais dos povos originários.
Como solução ao desenho tipográfico da fonte Gracie, aumentando a largura da barra horizontal em cada desenho de letra, além
da adaptação dos sinais de pontuação.


Solução proposta
O resultado proposto compreendeu as duas solicitações no início do processo, a primeira era compor um selo com função de logotipo, isto é, composição tipográfica. A segunda era que o selo compreendesse ambos os nomes, do segmento e da ementa do edital, ainda que extensos.
Esta solução é composta por um alinhamento convencional, à esquerda. Posicionado verticalmente, com as partes empilhadas. O selo é dividido em quatro partes e ajustadas de forma equidistantes. Além da adaptação da pontuação da fonte, os caracteres traço e ponto final foram inseridos no espaço vazio entre as partes 4 e 5 atribuindo um aspecto de bloco ao selo.


Segmentação


Espaçamento equidistante


Termo 'A' da marca




Termo 'B' da marca
Estudo tipográfico
Confira os principais elementos que compreende essa identidade e na sequencia conheça os grafismos criados para serem aplicados às publicações. Abaixo estão listados os principais componentes da identidade.
Elaborar | Identidade Visual
Conjunto compacto da Identidade Visual








Logotipo principal
Versões da logotipo para aplicações monocromáticas




Fonte Gracie
Fonte Biko
EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL
Família tipográfica Roboto
















Cores prioritárias
Cores alternativas
Carvalho
Palha
Trevo Roxo
Urucum
Terra
Sol
Papagaio
Céu
Elementos visuais como grafismo




Elemento visual como módulo compositivo
Elementos figurativos






Elementos visuais como malha gráfica
Desdobramentos gráficos
Como apoio ao arranjo visual da marca e para exprimir signos e códigos visuais dessa identidade, foram construídas oito conjuntos com os elementos figurativos para caracterizar essa marca.
Elaborar | Expressão Visual
















As ilustrações foram criadas interagindo a pictografia dessa marca, os adinkras e outros grafismos. São ilustrações para personalizar desenhos de páginas, grades e outras peças gráficas. Podem ser utilizadas nas laterais dessas peças ou para condecorar diagramas.
Elementos figurativos
Colagens
Além dos arranjos visuais foram criadas coragens utilizando fotografia do registro histórico das comunidades quilombolas. Foram também utilizadas imagens de domínio não-comercial com elementos da cultura afro diaspórica e elementos dos povos originários brasileiros.