Edital de Equidade Étnico-Racial

marca, identidade e expressão visual

| Comunicação socioambiental

projeto realizado através da consultoria ponteAponte

Conheça a linha criativa desenhada para comunicar a edição de 2024 do Edital de Fortalecimento Institucional Equidade Étnico-racial promovido pela coalizão entre o Instituto Unibanco e a Imagine Futures com a execução técnica da ponteAponte.

A premissa inicial do projeto, dada a urgência do cronograma, foi encontrar raízes através de um mergulho imersivo na pesquisa visual no acervo de fotografias quilombolas do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva. Confira algumas fotografia selecionadas para estabelecer o conceito.

Enraizar | Ideias, Conceitos e Teorias

Imersos nos registros históricos, e com os códigos visuais e matrizes culturais mapeados, o passo subsequente foi fazer o levantamento de projetos referenciais para inferir a configuração do cenário deste projeto.

Referências Visuais

Referências Teóricas e Acadêmicas

Mapeamento de Referências

Pesquisa Visual

Conheça a linha criativa desenhada para comunicar a edição de 2024 do Edital de Fortalecimento Institucional Equidade Étnico-racial promovido pela coalizão entre o Instituto Unibanco e a Imagine Futures com a execução técnica da ponteAponte.

Elaborar | Concepção da marca

A fonte escolhida para a segmentação desta marca foi a Biko que em função de sua legibilidade, propusemos a alteração para a fonte Roboto Light

A fonte escolhida para o naming desta marca foi a Gracie em função de seu aspecto geométrico e retrofuturista que remete escritas ornamentadas e faz refência aos aspectos visuais dos povos originários.

Como solução ao desenho tipográfico da fonte Gracie, aumentando a largura da barra horizontal em cada desenho de letra, além
da adaptação dos sinais de pontuação.

Solução proposta

O resultado proposto compreendeu as duas solicitações no início do processo, a primeira era compor um selo com função de logotipo, isto é, composição tipográfica. A segunda era que o selo compreendesse ambos os nomes, do segmento e da ementa do edital, ainda que extensos.

Esta solução é composta por um alinhamento convencional, à esquerda. Posicionado verticalmente, com as partes empilhadas. O selo é dividido em quatro partes e ajustadas de forma equidistantes. Além da adaptação da pontuação da fonte, os caracteres traço e ponto final foram inseridos no espaço vazio entre as partes 4 e 5 atribuindo um aspecto de bloco ao selo.

Segmentação

Espaçamento equidistante

Termo 'A' da marca

Termo 'B' da marca

Estudo tipográfico

Confira os principais elementos que compreende essa identidade e na sequencia conheça os grafismos criados para serem aplicados às publicações. Abaixo estão listados os principais componentes da identidade.

Elaborar | Identidade Visual

Conjunto compacto da Identidade Visual

Logotipo principal

Versões da logotipo para aplicações monocromáticas

Fonte Gracie

Fonte Biko

EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL

Família tipográfica Roboto

Cores prioritárias

Cores alternativas

Carvalho

Palha

Trevo Roxo

Urucum

Terra

Sol

Papagaio

Céu

Elementos visuais como grafismo

Elemento visual como módulo compositivo

Elementos figurativos

Elementos visuais como malha gráfica

Desdobramentos gráficos

Como apoio ao arranjo visual da marca e para exprimir signos e códigos visuais dessa identidade, foram construídas oito conjuntos com os elementos figurativos para caracterizar essa marca.

Elaborar | Expressão Visual

As ilustrações foram criadas interagindo a pictografia dessa marca, os adinkras e outros grafismos. São ilustrações para personalizar desenhos de páginas, grades e outras peças gráficas. Podem ser utilizadas nas laterais dessas peças ou para condecorar diagramas.

Elementos figurativos

Colagens

Além dos arranjos visuais foram criadas coragens utilizando fotografia do registro histórico das comunidades quilombolas. Foram também utilizadas imagens de domínio não-comercial com elementos da cultura afro diaspórica e elementos dos povos originários brasileiros.

voltar para feedfólio